Oficina da poesia


.

Pode um Jornal Escrever um Poema?


Exploração de um jogo Dadaísta (movimento na origem do Surrealismo) que, recorrendo a métodos de fantasia, subverteu o pensamento académico. Introduzindo o acaso e o inconsciente para a libertação dos cânones e academismos na poesia, democratizando a criatividade (e históricamente vencendo o tédio).

Esta atividade, lançada aos alunos do 9ºAno durante esta Semana da Leitura, que pode ser de exploração interdisciplinar, baseado no método criado pelo artista do movimento Dadaísta chamado Tristan Tzara, consiste em cortar as palavras de um jornal e voltar a montá-las em poesia.

Os alunos escolheram artigos de jornal com tamanho apropriado à quantidade que pretenderam, e com uma tesoura, cortaram-nos. Depois destes cortes foram colocadas as palavras dentro de uma caixa. Foram tiradas palavras para fora da caixa uma a uma, pela ordem que saíssem. Foram coladas num novo suporte.


E os poemas foram criados. Temos escritores infinitamente originais, envolvidos numa sensualidade charmosa para além do entendimento e do vulgar. 

Et voilá!





Your Reply